quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Suculentas, as queridinhas do momento !!!



suculenta
Foto de arquivo pessoal
          

São capazes de transformar qualquer canteiro num universo de novas formas e texturas muito peculiares. 

Das suculentas quase todas as espécies deste grupo de plantas florescem e acredite em mim, não há recompensa maior do que ver sua queridinha lhe dando este lindo presente da natureza.

O melhor de tudo é que elas não exigem muitos cuidados: bastam apenas doses bem caprichadas de sol e pouca água.

São plantas resistentes, o nome suculenta vem da capacidade de absorver e armazenar água nas folhas, caules, troncos e raízes. 

          Por serem de regiões secas precisam de uma reserva para os longos períodos de estiagem. 


Por isso muitas vezes elas apresentam folhas, troncos ou o caule "gordinhos" cheios de água.
suculentas
Imagem by Freepik


Quando criança, não sabia o nome destas plantas, muito menos minha avó, ela quem cultivava e ainda cultiva em seu jardim

           Então não sabendo como chamar a plantinha, dei a ela o nome de planta gordinha, pois achava ela toda engraçadinha e admirava a beleza que ela possuía em diferencial das demais no jardim de minha avó.

Voltando as características das suculentas...

Elas usam alguns "truques" para diminuir a perda de água como, envolver as folhas com uma fina película de cera ou uma camada bem densa de espinhos para fazer sombra no corpo da planta. 

           E há aquelas que desenvolvem pequenas aberturas nas folhas, chamadas estômatos, os quais absorvem dióxido de carbono enquanto as raízes absorvem águas, desenvolvendo assim um metabolismo diferente.



suculenta
Imagem by Freepik



As suculentas não são uma família, mas um grupo de plantas. 

          Algumas famílias como a das cucurbitáceas (abóboras) possuem espécies que são suculentas, mas não todas.


Elas podem ser multiplicadas por semente ou por partes das plantas como folhas, que geralmente são mais utilizadas na multiplicação. 

          Também é possível fazer mudas por estacas o que acelera bastante o processo.

Em sua grande maioria, dos vários gêneros das suculentas, são fáceis e rápidas de multiplicar, no entanto existem e outras com metabolismos mais lentos desde o plantio ate a florada. 

          Dentre eles alguns Agaves podem levar até vinte anos ou mais para florir. Já a espécie de agave americana morre após florescer.



suculenta
Imagem by Freepik


Como são muito diversas podem se adaptar bem em terrários, canteiros ou vasos. Preferindo vasos de barro não vitrificados, que sejam rasos e largos, tipo "bacia".  

            Vai depender também da espécie a ser plantada, da maneira adequada de plantar, observando a luminosidade e a drenagem principalmente, para facilitar o manejo, devemos combinar espécies que tenham a mesma necessidade básica de luz e freqüência de regas inclusive dos setores da irrigação automatizada, se tiver. 


           Montando assim o seu jardim de suculentas

suculentas
Imagem by Freepik


Ficam muito bonitas em jardineiras de apartamentos, onde elas são protegidas do excesso de chuva por uma marquise. 

Jardim de inverno nem pensar! Não conheço nenhum que tenha dado certo com suculentas e raríssimas exceções com outros tipos plantas.

            Existem cursos  que te auxiliam no cuidado das tuas plantas o que é muito valido para quem quer levar a jardinagem a sério e desenvolver uma mão boa para com as plantas

            Mas existem também e-books que colaboram muito para um aprendizado a curto prazo, fica ai a dica do blog pra você escolher o que melhor se encaixa no seu perfil


           Por hoje é só

 Ate mais 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vitamina D3

Vitamina D3
fortaleça o sistema imunológico